terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Água e a Vida andam de mãos dadas.




“Pois o Cordeiro que se encontra sentado no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida.” Apocalípse. 7:17





A água é o constituinte mais abundante do corpo e um nutriente fundamental para manutenção da vida. 
Desempenha papel importante na manutenção do volume plasmático, atua controlando temperatura corporal, age no transporte de nutrientes e eliminação de substância e participa de forma ativa nos processos digestório, respiratório, cardiovascular e renal.


A água é composta por vários minerais, seja de forma natural ou acrescidos, como cálcio, cloro, enxofre, ferro, potássio, flúor, manganês e sódio, sendo que as águas subterrâneas retiram das rochas e sedimentos esses nutrientes.


A água é essencial para os tecidos corporais  pois ela atua como meio para as reações químicas. A água corporal é distribuída em água extracelular, que se encontra no plasma, linfa e secreções; e intracelular, que está contida dentro da célula. Além dessas, há a que se encontra ao redor das células.


O nosso organismo não armazena água; a cada 24 horas perde-se uma quantidade considerável que deve ser reposta. A recomendação para um adulto é de 1 ml/kcal ou 35 ml/kg e 1,5 ml/kcal ou 50 a 60 ml/kg para bebês. No período de lactação deve-se aumentar em 600 ml/dia a ingestão de líquido para produção de leite 
materno.




Um indivíduo que consome adequadamente frutas, legumes e verduras (F.L.V.), que contém água em grande quantidade, não necessita ingerir dois litros de água por dia, pois as frutas, por exemplo, podem ter até 95% do seu peso em água. Alimentos que possuem um teor elevado de água tem uma densidade energética menor, como os F.L.V. e a probabilidade de causar excesso de peso e obesidade é menor.


Embora seja verdade que um copo de suco de fruta substitui um de água, deve-se tomar cuidado, pois o suco de fruta contém um valor energético elevado. Mas como na vida, tudo é uma questão de necessidade, pois se a temperatura está mais quente ou a umidade do ar é baixa, necessita-se de maior ingestão líquida.


A atividade física é outro fator que promove grande perda de água pelo organismo, levando a um consumo aumentado de líquidos.


Portanto, uma dieta abundante em F.L.V. e alimentos ricos em fibras contribuirá para redução do consumo energético total, o que colaborará também para diminuir riscos de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT).


A água, aliada às fibras, também favorece a saúde intestinal, evitando a constipação, principalmente, nos idosos.

Como se percebe, a água é de suma importância para o funcionamento adequando do nosso organismo. Sem dúvida, a melhor escolha é sempre a água pura, uma vez que não possui calorias, é de  baixo custo e não acrescida de aditivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário