sábado, 16 de outubro de 2010

Cuidado com o sal




 Hipertensão




A hipertensão é um problema de saúde pública comum nos países desenvolvidos, quando não tratada leva a muitas doenças degenerativas, inclusive insuficiência cardíaca congestiva, nefropatia em estágio terminal e doença vascular periférica. Ela é com freqüência chamada de “matador silencioso” porque as pessoas com hipertensão podem ser assintomáticas por anos e por isso ter um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco fatal.    Apesar de nenhuma cura estar disponível, a prevenção e o tratamento diminui a incidência da hipertensão e seqüelas da doença.
A ênfase nas modificações do estilo de vida tem dado à dieta um papel proeminente para a prevenção primária e controle da hipertensão.
Fatores Dietéticos
         Estudos provam que a mudança de quatro fatores dietéticos na prevenção primária são muito importantes  para o controle da hipertensão, os fatores em questão são: sobrepeso, alta ingestão de sal, consumo de álcool e inatividade física.
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), é um plano alimentar de baixo teor de gordura rico em frutas, vegetais e produtos lácteos de baixo teor de gordura .

Esta dieta é usada tanto para a prevenção como para o controle da pressão sanguínea elevada. A adoção bem sucedida desta dieta requer muitas alterações comportamentais; duas vezes o número de porções diárias de frutas, vegetais e produtos lácteos; um terço da ingestão usual de carne bovina, carne de porco e presunto; metade do uso típico de gorduras, óleos e molhos de salada e um quarto do número de lanches e doces.


A restrição moderada de sal é recomendada para tratamento de hipertensão, pois  o íon cloreto com sódio eleva a pressão sanguínea .
A eficácia da redução de peso tem sido bem documentada em ambos hipertensos (moderados e graves), a perda de peso deve ser um adjuvante à terapia de drogas porque pode diminuir a dose ou o número de drogas necessárias para o controle a pressão sanguínea.
Atém disso a perda de peso diminui a pressão sanguínea significativamente mais do que uma dieta de baixo teor de sódio e alto teor de potássio, pois a perde de peso junto com o exercício aumentam a sensibilidade à insulina diminui os níveis de triglicerídeos e elevem o colesterol HDL .





Várias alterações de estilo de vida podem diminuir a pressão sanguínea e prevenir ou controlar a hipertensão, o controle de peso, a atividade física e uma dieta de baixo teor de gordura e rico em frutas, vegetais, alimentos lácteos sem gordura e nozes incorporados mostraram reduzir a pressão sanguínea.






Referência:
MAHAN, L.K e ASCOTT-STUMP, S. Krause, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário