quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Metade dos brasileiros estão acima do peso

Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF(IBGE)


A Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF é uma pesquisa domiciliar por amostragem, que investiga informações sobre características de domicílios, famílias, moradores e principalmente seus respectivos orçamentos, isto é, suas despesas e recebimentos.

Com essas informações, aspectos importantes da economia do país é avaliado, permitindo obter informações quanto ao consumo das famílias, entre outros aspectos.

A POF 2008/09 revelou que as famílias estão gastando bem mais com alimentação fora de casa do que gastavam em 2002/03. A Região Sudeste, se destacou com o maior percentual(37,2%).

A POF também observou um aumento contínuo de excesso de peso e obesidade na população de 20 anos ou mais de 1974 para cá. O excesso de peso quase triplicou entre homens, de 18,5% em 1974-75 para 50,1% em 2008-09. Nas mulheres, o aumento foi menor: de 28,7% para 48%. Já a obesidade cresceu mais de quatro vezes entre os homens, de 2,8% para 12,4% e mais de duas vezes entre as mulheres, de 8% para 16,9%.

Isso ocorreu em todas as regiões brasileiras. No Sul, o excesso de peso masculino subiu de 23% para 56,8%. Entre as mulheres, este aumento é mais perceptível na Região Nordeste: de 19,5% para 46%. Lá, o aumento foi contínuo, enquanto que, nas outras regiões, houve interrupção no crescimento entre 1989 e 2002-2003, voltando a crescer daí até 2008-09. É o caso do Sul do país, onde o excesso de peso era de 36,6% em 1974-75, 47,3% em 1989, caiu para 44,8% em 2002-2003 e voltou a subir para 51,6% em 2008-09.

Gráfico 3 – Evolução de indicadores na população de 20+ anos de idade, por sexo – Brasil – períodos 1974-75, 1989, 2002-2003 e 2008-2009
Fonte IBGE




Evidências científicas mostram que a saúde está intimamente mais relacionada a forma de viver das pessoas do que com a genética simplesmente. Sedentarismo, alimentação não saudável, consumo alcoólico e tabaco estão diretamente relacionadas às doenças chamadas modernas.


As DCTN( doenças crônicas não transmissíveis) são influenciadas pelo meio ambiente e uma manifestação da má nutrição, o que pode ser prevenido. As doenças cardiovasculares correspondem a 1/3 dos óbitos por causas conhecidas(MS), vários tipos de câncer, são consequêcia das mudanças no comportamento alimentar, padrões de trabalho e lazer(WORD CANCER RESEARCH FUND, 1997), a hipertensão arterial está associada a origem de várias DCTN, como complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares periféricas, o diabetes é uma das pricipais causas de mortalidade, amputação de menbros inferiores cegueira e doenças cardiovasculares e por fim a obesidade.(GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA).

É necessário intervenções que façam retroceder o avanço da obesidade no Brasil e consequentemente das outra DCNT.
Como mostrado pelo POF, as pessoas estão comendo mais fora de casa, sabe-se que é consequencia da vida moderna, mas com orientações adequadas pode-se conciliar estas questões. Pequenas mudanças nos hábitos alimentares e no cotidiano, podem trazer muitos benefícios.


10 Passos para uma Alimentação Saudável

1- Faça pelo menos três refeições( café da manhã, almlço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.

2- Inclua diariamenteseis porções do grupo de carboidratos( arroz, milho, trigo,pães e massas), tuberculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.


3- Coma diariamente 3 porções de legumes e verduras com parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesa e lanches.

4- Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.





5- Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixe ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esse alimentos mais saudáveis.



6- Beba pelo mennos 2 litros( 6 a 8 copos) de água por dia . Dê prefencia ao consumo de água no intervalo das refeições.


7- Consuma, no máximo 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

8- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobresa doce e outras guloseimas.

9- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimento industrialisado com muito sal( sódio) como hamburguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, apresuntado, salgadinho, conservas vegetais, sopa, molhos e temperos prontos.




10- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


Fonte: http://portal.saúde.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário